Tuesday, April 25, 2006

Existe salvação para a política?

Eu sou dos pessimistas, confesso que não diviso uma salvação possível para a política. Talvez com uma mudança total, estrutural, uma diminuição significativa no número de representantes, uma mudança de sistema, passar para o parlamentarismo. Criar um sistema de representação parlamentar não remunerada, não como forma definitiva, mas até que o sistema possa recuperar a sua credibilidade; não garanto, mas é uma tentativa. Sem isso, podem esquecer; sempre serão essa cambada de aproveitadores dos recursos do erário. Gang.

Para o governo a mesma coisa, adoção do partamentarismo já! Não é possível que os partidos se apoderem do estado como costumam fazer, que usem o estado em proveito próprio, que o estado vire quintal dos partidos. É preciso acabar imediatamente com as ditas funções gratificadas, com a "nomeação de funcionários públicos", com as chamadas cadeiras em conselhos de empresas estatais para apaniguados do poder.

Precisamos ser sérios em tudo, com tudo, levar tudo a sério, acabar com os jeitinhos. Sem isso nunca sairemos dessa pemba eterna em que vivemos.

No comments: