Sunday, January 11, 2009

Testando a paciência do consumidor

É impossível que em pleno século XXI ainda estejamos à mercê de interrupções no fornecimento de energia elétrica - sem um aviso prévio ao consumidor - para manutenção na rede. Sei que sempre haverá o imprevisto, o caso fortuito, o acidente, mas nos casos previsíveis entendo que os cortes sem aviso são um grave desrespeito aos consumidores.

Não sabem, por acaso, os administradores de uma empresa como a Companhia Estadual de Energia Elétrica aqui do Rio Grande do Sul que todos os sistemas informatizados estão sujeitos à danos e prejuízos quando isso ocorre? Eu sou morador do Parque Santa Fé em Porto Alegre/RS e já tive um número sem conta de aparelhos danificados por culpa da concessionário local de energia elétrica.

Use um "nobreak", dirão alguns, para estes direi que a luz no bairro é de tão baixa qualidade que o aparelho não conseguia estabilizar, ficava o tempo todo ligando e desligando vitimado pela constante flutuação no fornecimento. Ainda que não fosse assim, estar sujeito a constantes e não explicados - ou previamente avisados - cortes no fornecimento não me parece ser um medida respeitosa com o consumidor.

Não é atribuíndo culpa ao consumidor que o fornecedor se eximirá do seu compromisso com um fornecimento de qualidade. Afinal de contas, esse é um serviço pago, e regiamente pago.

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